top of page

O benzimento é um dom

Ao vê-la, Jesus a chamou e disse-lhe: Estás livre da tua doença, impor-lhes as mãos e no mesmo instante ele se endireitou``. (Lc 13, 12-13).

   Curar pela fé, é isso que faz diariamente o benzedor Fausto Machado César, 87 anos, morador do bairro Fátima em Frederico Westphalen/RS que atende em sua residência, sem hora marcada.

   Fausto que benze desde criança, recebe pessoas de todos os lugares, sem olhar quem são. Ele conta que atende aos pedidos de quem o procura por acreditar na prática de benzer e na cura pela fé. Em seus benzimentos faz uso do rozário, fazendo com este suas preces sobre o fiel, invocando a cura.

   O benzedor faz inclusive benzimentos a distância, como foi o caso de um morador do estado do Mato Grosso, segundo Fausto, a pessoa havia feito uma cirurgia e estava com hemorragia:

   - A esposa dele ligava de lá para a vizinha, que vinha aqui e pedia para eu benzer. Dali uns 15 minutos já ligam de novo que já tinha parado``. 

   O médico generalista de Frederico Westphalen, Dr. Ruvie Henrique Caovilla Bossoni, faz algumas orientações quanto a importância da fé. Segundo o médico:

   -“Existem os problemas de saúde em que é necessário o uso de medicamentos. Mas também é importante ter a fé como aliada. Por isso que muitas vezes o paciente pede para fazer uso de tratamentos em que acredita, como terapias e outros``. 

   No processo em que a pessoa está em tratamento, é preciso cautela, como diz o Dr. Ruvie, ´´o paciente tem aquele esperança... quando ele deposita no médico, na medicina, ele tem a esperança da cura. Mas há certas coisas que, às vezes, é difícil de dizer para a pessoa, que está totalmente curada, como é o caso do câncer``.

   Mesmo com todas estas possibilidades que um paciente pode ter para tratar suas necessidades, é importante não deixar de usar os medicamentos tradicionais. Como destaca Dr. Ruvie ´´porém uma ressalva, nunca abandone o seu tratamento``.

   Aliar a saúde e a espiritualidade não é algo tão incomum assim, tanto a medicina quanto a crença popular, seja através da fé em suas diversas possibilidades, religiões, espiritismo, doutrinas, crenças ou outras formas de alcançar a cura são importantes.

   Assim se tem a figura do benzedor, curador ou simplesmente rezador, que é uma atividade, muitas vezes considerada curandeirismo, destinada a curar uma pessoa doente, aplicando sobre ela gestos, em geral acompanhados por alguma erva com pretensos poderes sobrenaturais, ao tempo em que se aplica uma prece. Constitui-se num importante elemento da cultura popular do Brasil e tem suas origens no sincretismo religioso, reunião de doutrinas diferentes.

   Mesmo que a medicina tradicional advirta quanto a fé, como forma substituta ou complementar de tratamento,  ainda assim a o benzedor continua atendendo as pessoas e está presente na vida daqueles que recorrem a eles para atender seus pedidos baseados na fé. 

bottom of page